8 de jul. de 2009

7º encontro

8 de julho- Mais um encontro...

  • Iniciamos a tarde desenvolvendo a análise de diversos textos (gêneros textuais) a fim de verificar a sequencia tipológica predominante em cada uma, realizando uma revisão geral do estudo do TP3. Cada professor cursista analisou um gênero e após houve a socialização entre os demais.
  • Victor e Leo - Deus E Eu No Sertão

    Nunca vi ninguém

    Viver tão feliz

    Como eu no sertão

    Perto de uma mata

    E de um ribeirão

    Deus e eu no sertão

    Casa simplesinha

    Rede pra dormir

    De noite um show no céu

    Deito pra assistir

    Deus e eu no sertão

    Das horas não sei

    Mas vejo o clarão

    Lá vou eu cuidar do chão

    Trabalho cantando

    A terra é a inspiração

    Deus e eu no sertão

    Não há solidão

    Tem festa lá na vila

    Depois da missa vou

    Ver minha menina

    De volta pra casa

    Queima a lenha no fogão

    E junto ao som da mata

    Vou eu e um violão

    Deus e eu no sertão

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    Poema tirado de uma notícia de jornal

    João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia

    num barracão sem número

    Uma noite ele chegou no bar Vinte de novembro

    Bebeu

    Cantou

    Dançou

    Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

    Manuel Bandeira, poesia completa e prosa. São Paulo:Saraiva, 1999, p. 270.

    Garçom morre após briga de bar

    Por volta de 2h40min da madrugada de sábado, depois de ter se envolvido nima briga iniciada por um amigo, num bar na Rua Direta do Canal do Bate Estaca, o garçom Roberto Moreira da Cruz, 26 anos, saiu do estabelecimento de motocicleta. Uma das pessoas com quem ele tinha brigado disparou com arma de fogo e o matou com um tiro nas costas. As informações são da irmã dele, a ambulante Roberta Santos da Cruz, 22 anos, que prestou depoimento na 3ª Delegacia de Polícia. O garçom era pai de duas crianças, de 2 e 4 anos, mas não era casado. A investigação está sendo conduzida pela delegada Sonia Paiva.

    Jornal A tarde, 2 de outubro de 2005.

    Auto-retrato

    Simpático, romântico, solteiro,

    autodidata, poeta, socialista.

    Da classe 38, reservista,

    de outubro, 22, Rio de Janeiro.

    Com bossa de qualquer bom brasileiro,

    possuo o sangue quente de um artista.

    Sou milionário em senso de humorista,

    mas juro que estou duro sem dinheiro.

    Há quem me julgue um poeta irreverente,

    mentira , é reação da burguesia,

    quem não vive, vegeta falsamente,

    num mundo de doente hipocrisia.

    Mas o meu mundo é belo e diferente:

    vivo do amor ou vivo a poesia...

    E assim eu viverei eternamente,

    se não morrer por outra Ana Maria.

    Juca Chaves

    Conforme os estudos realizados sobre gêneros e tipos textuais, do TP3, responda:

    1- Escreva a seqüência tipológica predominante em cada texto e explique.

  • Após, foi entregue a letra da música "Apa" do grupo Tradição, os cursistas ouviram a música da mesma e em seguida produziram uma paródia. Através da atividade adicionamos conhecimentos em relação à última unidade do TP3.
  • Vimos o livro "Zoom"- os cursistas adoram, fizeram comentários, a reeleitura do livro, bem como, comentaram ideias que podem ser trabalhadas a partir do "Zoom"
  • Realizamos estudo sobre o TP4 ( alfabetização, letramento, leitura/processos);
  • Propus aos professores para descreverem seu dia-a-dia, desde o acordar até o meio-dia, conforme modelo do texto "Circuito fechado" contido no AAA3, sendo que cada um iria escolher a classe gramatical que quisessem.
  • para encerrar a tarde, desenvolvi uma dinâmica de grupo envolvendo questões e trechos de músicas que correspondessem ao contexto da pergunta solicitada.
  • DINÂMICA DE GRUPO

    1- Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?

    2- Ao encontrar alunos com dificuldades, o que disse?

    3- Quando um aluno me magoou, o que pensei?

    4- Mas quando começo minha aula, qual a sensação?

    5- Quando os alunos estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?

    6- Como reajo às inovações?

    7- Ser professor é?

    8- E quando quero descobrir se estou no caminho certo...

    Respostas: (cantada pelos professores)

    1- Os sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.

    2- Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.

    3- Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.

    4- Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.

    5- Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.

    6- Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...

    7- Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor s será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.

    8- Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.

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